Uma igreja de visão se destaca das demais em quatro aspectos:
1. Comporta-se de um modo diferente;
2. interage com as pessoas de um modo diferente;
3. produz resultados de um modo diferente;
4. relaciona-se com Deus de um modo diferente.
Entenda-se por “modo diferente”, aquela pessoa que está mergulhada no caráter de Cristo, benevolente e acima de tudo, fiel e obediente a Deus.
II. Qual será o futuro deste mundo? Certamente ninguém sabe. Sabemos, contudo que o futuro está sendo formado, agora mesmo, por pessoas que acreditam de todo coração, que estão sendo dirigidas por uma visão a que outros estão desejosos de entregar-se, visão que eles afirmam representar o melhor futuro que podemos esperar. Eventualmente, muitas pessoas de visão secular (senão a maioria) não estão nos guiando pelo caminho ditado por Deus, mas estão fazendo prevalecer seus caprichos e ideais planejados em suas próprias mentes e corações, esquecendo dos pensamentos de Deus.
“Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau os seus pensamentos, volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele terá de bom grado o seu perdão. Porque os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos” (Is 55:7,8).
III. As condições são apropriadas para que o corpo de Cristo reafirme sua unidade.
Retornar a uma posição de influência nada tem a ver com deter o poder político ou ostentar proliferação numérica. Isto está baseado na necessidade de uma vida que tenha sentido e propósitos nobres, uma vida que seja dirigida e definida por coisas que importam, isto é: pela justiça, pelo juízo e pela equidade. É o momento propício para que o povo de Deus promova uma visão que produza os objetivos de Deus com a benção de Deus.
IV. Faça uma análise:
Quando a lei dos homens entra em choque com a lei do amor cristão, ensinada segundo preceitos bíblicos, que atitude tomar? Quando a justiça dos homens não é suficiente para garantir harmonia nas relações entre as pessoas, sob qual prisma devemos olhar a sociedade? Como igreja de Cristo, qual a recepção que temos dado aos encarcerados de todos os tipos, que cansados dos pecados, dos sofrimentos e do isolamento, procuram um lugar entre nós?
